CAV

 

 

O sistema CAV ou VAC (volume de ar constante) é o sistema mais simples para extração em Hottes e outros sistemas de extração como o nome indica é um sistema que mantem o volume de ar extraído, podendo haver variação nas velocidade faciais de extração.

Um sistema que recorre a uma velocidade e volume de extração constante, o que faz com que sejam necessário no caso das hottes recorrer a bypass para que não haja uma variação da velocidade à face da hotte inferior a 0,3m/s ou superior a 0,5m/s. O Bypass permite assim que o utilizador abra e feche a janela sem que a velocidade varie muito e se mantenha dentro das normas de segurança.

Este sistema apresenta um razoável nível de segurança mas que a níveis económicos se torna muito dispendioso, uma vez que faz volumes de extração que podem ser desnecessários caso esteja com a janela da hotte fechada, e um volume de extração superior significa depois um volume de insuflação superior, tudo isto depois é traduzido para consumos energéticos que neste tipo de sistema podem ser elevados.

Como este sistema de extração apresenta volumes de ar constantes o sistema de HVAC da sala onde está a ser inserido pode ser também simples, uma vez que para manter a temperatura e a pressão atmosférica dentro dos parâmetros não precisa de fazer grandes ajustes ao que está normalizado.

Como o nome indica o sistema CAV/VAC, é um sistema que mantém um volume de ar extraído independentemente da abertura da janela, por exemplo, se uma hotte que esteja a fazer extrações a uma velocidade facial de 0.4m/s com a janela a 100mm de altura, assim que a janela passa para uma altura de 500mm a velocidade facial baixa para menos de 0,1m/s uma vez que o volume de ar é sempre constante.

Isto é apenas uma pequena demonstração de que o CAV é um sistema que pode ter variações que podem representar riscos para o utilizador, no entanto, com a aplicação do bypass estas variações reduzem drasticamente para resultados que garantem a segurança do utilizador.