VAV

 

O sistema VAV (volume de ar variável) é o sistema mais aconselhado para um uso intensivo e seguro de uma hotte, com a variação de volume há um controle de velocidade que nenhum outro sistema garante, isto significa que o utilizador seja qual for o ambiente estará sempre seguro.

O sistema recorre a leituras constantes das velocidades, assim que esta baixa, o sensor envia a informação ao controlador central, que por sua vez passa a informação ao atuador que ajusta a abertura do abafador para que a velocidade volte aos níveis pretendidos.

Para além dos claros e evidentes benefícios na segurança deste sistema, os benefícios são também económicos. Uma vez que as extrações e volumes de ar estão sempre adaptados às necessidades e não há consumos desnecessários, também o HVAC da sala terá que ser um sistema com volume de ar variável, desta forma, temos uma otimização dos consumos, nunca havendo consumos desnecessários.

Apesar de ser um sistema que permite poupança no dia-a-dia, é um sistema bem mais dispendioso na sua compra do que o CAV, no entanto, a poupança na utilização acaba por compensar em muito o utilizador. No caso de usar uma hotte com sistema VAV também o HVAC da sala terá que ser pensado como VAV, para que os parâmetros da sala sejam compridos para a sua própria segurança.

Como o nome indica, o sistema VAV é um sistema que varia o volume de ar extraído consoante a abertura da janela, assim passamos a ter uma velocidade facial estável, isto implica que a segurança do utilizador está garantida com a janela aberta ou fechada. O sistema VAV vem com um leitor de velocidade que faz uma leitura constante dos valores de extração comunica ao sistema central que por sua vez dá informação ao atuador que abre ou fecha mais um pouco o abafador, controlando assim o volume de extração e a velocidade facial. Este é o sistema mais aconselhado para um laboratório, uma vez que garante sempre a segurança do utilizador e permite uma melhor economia de gastos energéticos.

Como medida extra de segurança, quando a abertura da janela excede os 500mm ou quando as condições não estão ideais para a utilização da hotte, a luz interior passa de um branco puro para vermelho, alertando assim os utilizadores, de uma forma bem visível, que a hotte não deve ser usada nas condições em que se encontra naquele exato momento.

Medida de Segurança