BANCADAS DE LABORATÓRIOS

A flexibilidade de um laboratório entende-se como uma estrutura flexível, cujas unidades permitem mobilidade, reconfiguração e adaptabilidade, mantendo, ainda assim, a coerência formal, num sistema métrico.

Com este objectivo, A Industrial Laborum Ibérica desenvolve as suas linhas de bancadas para mais facilmente se adaptarem conforme a especialidade e finalidade do laboratório.

As bancadas de laboratório são normalmente compostas por um sistema de suporte, uma superfície de trabalho, módulos de arrumação (móveis inferiores e superiores, alçados e prateleiras, etc) e complementadas com sistemas de serviços, acessórios e equipamentos auxiliares.

A unidade estrutural metálica é desmontável, modular e autoportante, admitindo um módulo inicial e um outro adicional. Esta lógica permite a união de diferentes unidades para formar bancadas centrais ou murais, com duas alturas e vários comprimentos.

A estrutura adicional tem como mais-valia a não duplicação das pernas, tornado o conjunto não só mais económico, como mais leve, sem interferir com a versatilidade e estabilidade da disposição do mobiliário.

SISTEMAS DE EXTRAÇÃO

As campânulas de exaustão destinam-se à captação e extração localizada de vapores poluentes, resíduos de combustão e fumos, eventualmente a elevadas temperaturas e corrosivos, em áreas onde são necessários caudais de ar elevados. Podem servir, ainda, para a estabilização de chama em queimadores.

Visam a proteção do ambiente do laboratório, dos equipamentos e dos utilizadores durante o manuseio de substâncias voláteis e durante trabalhos dos quais resultam os gases e fumos.

As campânulas de exaustão podem ser centrais, se instaladas sobre bancadas centrais, ou murais no caso de instalação sobre bancadas murais.

Outra solução para laboratórios são os braços articulados de extração com três tipologias distintas que podem ser usadas em diferentes situações:
Modelo original com tubos de alumínio; modelo ESD anti-estático; modelo com elevada resistência química com tubagem em polipropileno.

 

ARMÁRIOS

A linha de armários de laboratório da Industrial Laborum Ibérica é constituída por módulos inferiores para aplicação sob bancadas e módulos superiores para aplicação sobre as bancadas.

Os módulos inferiores apresentam cinco configurações diferentes: Móveis suspensos fixos; suspensos deslizantes; com rodapé fechado; com rodapé aberto; móveis rodados.

OS módulos superiores apresentam três alturas diferentes: Modelo 950, 750 e 600 com respectivamente 900, 750 e 600mm. Estes módulos superiores apresentados pela Industrial Laborum Ibérica são projectados para assentarem em todas as linhas de bancadas, havendo a possibilidade de serem fixos aos nossos sistemas de alçados.

 

MÓDULOS DE LAVAGEM

O módulo de lavagem é composto por um armário de base com possibilidade de configuração de portas e gavetas e diferentes materiais, apresentando boa resistência mecânica e estabilidade estrutural, alta resistência à corrosão e construção, juntas imperceptíveis e superfícies homogêneas para evitar o acumulo de contaminantes e facilitar a limpeza. O armário tem uma abertura traseira para as conexões técnicas e para uma fácil manutenção.

ASAS TÉCNICAS

A Galeria Aérea ou Asa Técnica para fornecimento de serviços em laboratórios tem uma elevada resistência à corrosão, ao impacto e abrasão, superfícies lisas de fácil limpeza e desinfecção.

Os serviços são colocados ergonomicamente, garantindo, assim, a satisfação dos utilizadores e as necessidades existentes no espaço laboratorial. O fornecimento dos serviços é feito através do tecto até aos painéis pelo interior da asa técnica.

As asas técnicas são pré-montadas e pré-instaladas em fábrica de acordo com o plano do laboratório, sendo depois devidamente testadas.

ARMÁRIOS DE SEGURANÇA

A Industrial Laborum Ibérica apresenta duas linhas de armários de segurança com ventilação e extração integradas e com rodapé fechado.

Armários para reagentes e fitofarmacêuticos com ventilador “in-line” ligado a uma conduta colectora estanque instalada na parte superior do armário para ligação à conduta de exaustão.

Armários para produtos inflamáveis com extração, apresentando uma entrada e uma saída de ar, que fecham automaticamente em caso de incêndio, e assim, impossibilita a entrada de chamas para o interior do armário.

ARMÁRIOS DE ÁCIDOS E BASES

Armários de Ácidos e Bases de rodapé fechado duas tipologias: inferiores para colocação sob hottes e altos para zonas de arrumação.

Os armários inferiores são ligados ao sistema de comando e extração das hottes e os armários altos são instalados com um sistema de ventilação independente.